Cacique Raoni lança biografia em Brasília com relatos inéditos sobre trajetória e defesa dos povos indígenas

Com a biografia, Raoni espera que mais pessoas conheçam sua trajetória de vida em defesa dos povos indígenas e da preservação das florestas.


Por Rota Araguaia em 10/09/2025 às 09:27 hs

Cacique Raoni lança biografia em Brasília com relatos inéditos sobre trajetória e defesa dos povos indígenas
Foto: Arquivo pessoal

Redação

O líder indígena Raoni Metuktire, uma das vozes mais influentes do Brasil na defesa dos povos originários e do meio ambiente, lança nesta terça-feira (9), em Brasília, sua biografia, que reúne episódios marcantes de sua vida e de sua luta pelo reconhecimento dos direitos indígenas.

No livro, Raoni relembra momentos que marcaram sua trajetória, entre eles a ajuda prestada a militares perdidos na floresta de Mato Grosso durante o período da ditadura. Segundo o relato, ele guiou dois soldados até a base da Serra do Cachimbo, na divisa de Mato Grosso com o Pará. “Gostei de ajudá-los porque eles não conheciam a floresta. Eles me chamaram para ajudá-los e eu os levei até a base aérea do Cachimbo. Na volta, eles se perderam porque seguiram o rastro da anta, e eu os chamei de volta”, relembra.

O episódio foi determinante para fortalecer sua decisão de se dedicar à defesa do território indígena e da preservação ambiental — uma luta que se tornou referência internacional.

A trajetória de Raoni

Raoni iniciou seu ativismo em 1954, ao aprender português e se engajar na causa indígena. Tornou-se uma das vozes mais importantes na Assembleia Constituinte de 1988, quando os direitos indígenas foram reconhecidos na Constituição.

Sua atuação ultrapassou fronteiras:

  • Em 1977, ganhou projeção internacional após ter sua vida retratada em um documentário exibido no Festival de Cannes, na França;

  • Em 1989, percorreu 17 países em turnê internacional ao lado do músico Sting, pedindo apoio à causa indígena;

  • Em 2012, foi recebido pelo então presidente francês François Hollande, no Palácio do Eliseu, onde defendeu a preservação da Amazônia;

  • Em 2020, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Unemat;

  • Em 2023, acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao subir a rampa do Palácio do Planalto;

  • Em 2024, entregou uma carta ao Papa Francisco, no Vaticano, sobre mudanças climáticas e catástrofes ambientais.

 

Com o livro, Raoni pretende ampliar o alcance de sua história, reforçando a importância da defesa dos povos originários e das florestas brasileiras.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !